NOVENA DE PENTECOSTES



Jesus subiu ao céu e prometeu aos Apóstolos que enviaria o Espírito Santo Paráclito. Com o Espírito Santo os Apóstolos entenderiam melhor o que Jesus ensinou, e inclusive conseguiriam se lembrar melhor do que Jesus ensinou nos 3 anos que estiveram juntos.

Os Apóstolos e Nossa Senhora esperaram em oração por 9 dias entre a ascensão de Jesus ao céu e o Pentecostes, atendendo ao pedido do próprio Jesus:
 “Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual me ouvistes falar, quando eu disse: ‘João batizou com água; vós, porém, dentro de poucos dias sereis batizados com o Espírito Santo’” (At 1, 4-5).

Em PENTECOSTES o Espírito Santo veio sobre os Apóstolos e sobre a Santíssima Virgem Maria. Um vento forte entrou no lugar em que eles estavam - e se derramou sobre eles em forma de línguas de fogo.

Os Apóstolos se encheram de coragem e saíram pregando a Boa Nova à todos.

Vamos nos preparar para essa festa importante rezando a NOVENA DE PENTECOSTES.

A Novena é reconhecida pela Igreja, pelo decreto do Papa Leão XIII.

INDULGÊNCIAS -  Aos fiéis que assistirem devotamente à novena feita em público, em honra do Espírito Santo, imediatamente antes da festa de Pentecostes, concedem-se: 
a) indulgência parcial
b) indulgência plenária, se ao menos em cinco dias tomarem parte na dita novena, e além disso receberem o perdão dos pecados, fizerem a Santa Comunhão e orarem na intenção do Sumo Pontífice. 
Aos que porém, no referido ou em outro tempo do ano fizerem orações ao Espírito Santo em particular, com o propósito de o fazer durante nove dias sucessivos, concedem-se: 
a) indulgência parcial
b) indulgência plenária nas costumadas condições, depois de terminada a novena; e onde esta se realizar publicamente, tal indulgência pode-se lucrar unicamente por aqueles a quem um legítimo proíbe de assistir à devoção pública.



A Novena de Pentecostes começa na sexta-feira antes do Domingo de Pentecostes. 
 

Novena de Pentecostes


Sequência

Vinde, Espírito Santo e enviai do céu um raio de Vossa luz.
Vinde, Pai dos pobres,
vinde, distribuidor dos bens,
vinde luz dos corações.

Consolador ótimo,
doce hóspede das almas e suave refrigério.

Nos trabalhos sois o repouso,
no calor o frescor,
nas lágrimas a consolação.

Ó luz beatíssima, inflamai o íntimo dos corações dos Vossos fiéis.
Sem a Vossa graça nada há no homem, nada de inocente.
Lavai o que é sórdido,
regai o que é seco,
sarai quem está ferido
Dobrai o que é duro,
abrasai o que é frio e reconduzi o desviado.

Concedei aos Vossos servos,
que em Vós confiam,
os sete dons sagrados.

Dai-lhes o mérito das virtudes,
o êxito da salvação e a alegria perene. Amém.



Vinde, Espírito de Sabedoria!
Instruí o meu coração para que eu saiba estimar e amar os bens celestes e antepô-lo a todos os bens da Terra. (Glória ao Pai…)

Vinde, Espírito de Inteligência!
Iluminai a minha mente, para que entenda e abrace todos os mistérios e mereça alcançar um pleno conhecimento Vosso, do Pai e do Filho. (Glória ao Pai…)

Vinde, Espírito de Conselho!
Assisti-me em todos os assuntos desta vida instável, tornai-me dócil às Vossas inspirações e guiai-me sempre pelo direito caminho dos divinos mandamentos. (Glória ao Pai…)

Vinde, Espírito de Fortaleza!
Fortalecei o meu coração em todas as perturbações e adversidades e dai à minha alma o vigor necessário para resistir a todos os meus inimigos. (Glória ao Pai…)

Vinde, Espírito de Ciência!
Fazei-me ver a vaidade de todos os bens caducos deste mundo, para que não use deles senão para Vossa maior glória e salvação da minha alma. (Glória ao Pai…)

Vinde, Espírito de Piedade!
Vinde morar no meu coração e inclinai-o para a verdadeira piedade e santo amor de Deus. (Glória ao Pai…)

Vinde, Espírito de Temor de Deus!
Repassai a minha carne com o Vosso santo temor, de modo que tenha sempre Deus presente e evite tudo o que possa desagradar aos olhos de Sua divina majestade. (Glória ao Pai…)


Divino Espírito Santo, eu vos ofereço todas as preces da Santíssima Virgem e dos apóstolos reunidos no cenáculo, e a estas uno todas as minhas orações, suplicando-Vos que Vos apresseis em vir renovar a face da terra.

– Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado.

– E renovareis a face da Terra.

  
Oremos

Ó Deus, que instruístes os corações dos fiéis com a luz do Espírito Santo, dai-nos pelo mesmo Espírito o conhecimento e o amor da justiça, e que gozemos sempre da Sua consolação. Amém.


Peço-te, ó Jesus, de renascer, mas de renascer do alto. Peço-te rebatizar-me e renovar-me no teu Espírito...Ele seja sempre: a inspiração dos meus pensamentos, o estímulo da minha vontade, o centro dos meus afetos, O guia das minhas palavras, o sustento da minha esperança, O motivo e o fim de minhas ações, o amigo do meu coração, O companheiro da vida, o meu conforto na morte, O meu tesouro para a eternidade... Que a minha vida seja um incessante renascer e crescer no Espírito. Que tudo em mim, seja Amor... Que a fé, seja o Amor que espera. Que a adoração, seja o Amor que se prostra. Que a oração, seja o Amor que te encontra. Que o cansaço, seja o Amor que trabalha. Que a mortificação, seja o Amor que se imola. Que somente o teu Amor, ó Deus, dirija os meus pensamentos, as minhas palavras e as minhas obras. Amém!


www.apenossasenhoradefatima.com.br
www.tvnossasenhoradefatima.com.br

www.tvcriancacatolica.com


www.tvcriancacatolica.com.br/lojinha


Comentários