Encontro com São José - Terço de S José - 7 dores e 7 alegrias de São José - Consagração à São José




ENCONTRO COM SÃO JOSÉ - 2020


1 – Introdução

Irmãos e irmãs: hoje é dia de São José.

São José foi o pai escolhido por Deus para ser pai adotivo de Jesus. São José cuidou de Jesus e de Nossa Senhora – e da mesma forma cuida da Igreja e de cada um de nós que recorrermos à ele.

Por isso nós vamos rezar à São José pedindo por sua poderosa intercessão pelo nosso país, pelo nosso povo, e para que seja afastada de nós toda praga, toda doença e todo mal que o demônio quer abater sobre o povo brasileiro.

Antigamente na Europa as pessoas pediam a poderosa intercessão de São José quando estavam no meio de uma crise como essa,
e também se consagravam à São José para que eles e suas famílias fossem poupados da doença.

Por essa razão também nós vamos rezar e nos consagrar à São José pedindo sua proteção para nós, para nossas famílias e para o nosso país. E ele – que está ali pertinho de Deus – vai interceder por nós e pelo nosso país.


Assim nós vamos rezar o terço de São José, e as 7 dores e 7 alegrais de São José.
Depois vamos rezar uma oração poderosa de São José – que vem do século I e tem fama de nunca ter falhado, e por último faremos a nossa consagração à São José.




2 – Terço de São José


Sinal da Cruz

Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos, Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Oferecimento do Terço de São José

Ofereço esse terço em louvor e glória de Jesus, Maria e José, para que sejam a minha luz, guia, proteção, defesa, amparo e fortaleza em todos os meus trabalhos, alegrias, agonias e tribulações. Pelo Nome de Jesus e pela glória de Maria, imploro de Vós, glorioso São José que alcanceis a graça que desejo (pedir a graça). Advogai a minha causa, falai em meu favor, no céu e na terra, alegrai a minha alma, para honra e gloria de Jesus e Maria. Amém.
Orações do Terço de São José

- Creio
- Pai Nosso
- 3x Ave Maria
- Glória ao Pai

- 1ª Dezena

Primeiro Mistério: Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações não vos valeu o anjo do Senhor? Valei-me, São José!

10x Oração: São José, valei-me!

Glória...


- 2ª Dezena

Segundo Mistério: Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações não vos valeu o anjo do Senhor? Valei-me, São José!

10x Oração: São José, valei-me!

Glória…

- 3ª Dezena

Terceiro Mistério: Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações não vos valeu o anjo do Senhor? Valei-me, São José!

10x Oração: São José, valei-me!

Glória...

- 4ª Dezena

Quarto Mistério: Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações não vos valeu o anjo do Senhor? Valei-me, São José!

10x Oração: São José, valei-me!

Glória…


- 5ª Dezena

Quinto Mistério: Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações não vos valeu o anjo do Senhor? Valei-me, São José!

10x Oração: São José, valei-me!

Glória...

3 - Sete Dores e Alegrias de São José

- Primeira Dor de São José

Oh! Esposo puríssimo de Maria Santíssima, glorioso São José, assim como foi grande a amargura de vosso coração na perplexidade de abandonardes vossa castíssima Esposa, assim foi inexplicável a vossa alegria, quando pelo Anjo vos foi revelado o soberano mistério da encarnação.

Por esta vossa dor e por esta vossa alegria, vos rogamos a graça de consolardes agora e nas extremas dores, a nossa alma com a alegria de uma boa morte semelhante à vossa entre Jesus e Maria.

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória


- Segunda Dor de São José

Oh! felicíssimo Patriarca, glorioso São José, que fostes escolhido para o cargo de pai adotivo do Verbo Humanado, a dor que sentistes ao ver nascer em tanta pobreza o Deus Menino, que se transformou em celeste júbilo ao escutardes a angélica melodia e ao verdes a glória daquela brilhantíssima noite.

Por esta vossa dor e por esta vossa alegria, suplicamos a graça de nos alcançardes que depois da jornada desta vida, passemos a ouvir os angélicos louvores e gozar os resplendores da glória celeste.

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória


- Terceira Dor de São José

Oh! obedientíssimo executor das divinas leis, glorioso São José, o sangue preciosíssimo, que na Circuncisão derramou o Redentor Menino vos transpassou o coração, mas o nome de Jesus vo-lo reanimou, enchendo-o de contentamento.

Por esta vossa dor e por esta vossa alegria, alcançai-nos que, sendo arrancados de nós os vícios nesta vida, com o nome de Jesus no coração e na boca expiremos cheios de júbilo.


Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória


- Quarta Dor de São José


Oh! fidelíssimo Santo, que também tivestes parte nos mistérios de nossa redenção, glorioso São José, se a profecia de Simeão a respeito do que Jesus e Maria tinham de sofrer vos causou mortal angústia, também vos encheu de sumo gozo pela salvação e gloriosa ressurreição, que igualmente predisse, teria de resultar para inumeráveis almas.


Por esta vossa dor e por esta vossa alegria, obtende-nos que sejamos aqueles que, pelos méritos de Jesus e pela intercessão da Virgem Sua Mãe, têm de ressuscitar gloriosamente.

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória


- Quinta Dor de São José

Oh! vigilantíssimo guardião, íntimo familiar do Filho de Deus encarnado, glorioso São José, quanto penastes para alimentar e servir o Filho do Altíssimo, particularmente na fuga que com ele houvestes de fazer ao Egito!

Mas, qual não foi também vossa alegria terdes sempre convosco o mesmo Deus e por verdes cair por terra os ídolos do Egito.

Por esta vossa dor e por esta vossa alegria, alcançai-nos que, expelindo longe de nós o inferno tirano, especialmente com a fuga das ocasiões perigosas, sejam derrubados de nosso coração todos os ídolos de afetos terrenos e que inteiramente empregados no serviço de Jesus e de Maria, para eles somente vivamos e felizmente morramos.

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória


- Sexta Dor de São José


Oh! anjo da terra, glorioso São José, que cheio de pasmo vistes o Rei do Céu submisso aos vossos mandatos, se a vossa consolação, ao reconduzi-lo do Egito, foi turbada pelo temor do Arquelau, sossegado pelo Anjo, permanecestes alegre em Nazaré com Jesus e Maria.


Por esta vossa dor e por esta vossa alegria, alcançai-nos que, desocupado o nosso coração de vãos temores, gozemos paz de consciência, vivamos seguros com Jesus e Maria, e também entre eles morramos.

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória


- Sétima Dor de São José

Oh! exemplar de toda santidade, glorioso São José, que perdestes sem culpa vossa o Menino Jesus, e para maior angústia houvestes de buscá-lo por três dias, até que com sumo júbilo gozastes do que era vossa vida, achando-o no templo entre os doutores.


Por esta vossa dor e esta vossa alegria, suplicamos, com o coração nos lábios, que interponhais o vosso valimento para que nunca nos suceda perdermos a Jesus por culpa grave, mas se por desgraça o perdermos, com tão contínua dor o procuremos, que o achemos favorável, especialmente a gozá-lo no céu e lá cantarmos convosco eternamente Suas divinas misericórdias.

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória



4 – Oração Lembrai-Vos de São José

Lembrai-vos, oh! puríssimo esposo da Virgem Maria, que jamais se ouviu dizer que alguém tivesse invocado vossa proteção, implorado vosso socorro e não fosse por vós atendido.

Com esta confiança, venho à vossa presença; a vós com fervor me recomendo. Não desprezeis as minhas súplicas, pai adotivo do Redentor, mas dignai-vos de acolhê-las piedosamente. Amém.


5 - Antiga oração de São José, do século I, conhecida por nunca ter falhado

Ó São José, cuja proteção é tão grande, tão forte e tão imediata diante do trono de Deus, a vós confio todas as minhas intenções e desejos.

Ajudai-me, São José, com a vossa poderosa intercessão, a obter todas as bênçãos espirituais por intercessão do vosso Filho adotivo, Jesus Cristo Nosso Senhor, de modo que, ao confiar-me, aqui na terra, ao vosso poder celestial, Vos tribute o meu agradecimento e homenagem.

Ó São José, eu nunca me canso de contemplar-Vos com Jesus adormecido nos vossos braços. Não ouso aproximar-me enquanto Ele repousa junto do vosso coração. Abraçai-O em meu nome, beijai por mim o seu delicado rosto e pedi-Lhe que me devolva esse beijo quando eu exalar o meu último suspiro.

São José, padroeiro das almas que partem, rogai por mim! Amém. 
 




7 - Consagração à São José

Oh! Glorioso Patriarca São José, eis-me aqui, prostrado de joelhos ante vossa presença, para pedir-vos vossa proteção.

Desde já vos elejo como meu pai, protetor e guia.

Sob vosso amparo ponho meu corpo e minha alma, propriedade, vida e saúde.

Aceitai-me como filho vosso.

Preservai-me de todos os perigos, ataques e laços do inimigo.

Assisti-me em todo momento e sobre tudo na hora de minha morte. Amém



8 – Benção final

Que o Senhor nos abençoe e nos guarde,
Amém
Que ele volte Sua Face para nós e se compadeça de nós,
Amém.
Que Ele lance sobre nós a Sua santa benção,
Amém.

Pela intercessão de São José abençoe-nos o Deus
Todo Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo.

Glorifiquemos o Senhor com nossas vidas.
Fiquemos em paz e que o Senhor nos acompanhe,
Amém.


9 – música

Vinde, alegres cantemos, A Deus demos louvor,
A um pai exaltemos sempre com mais fervor.

REFRÃO
São José, a vós nosso amor. Sede nosso bom protetor.
Aumentai o nosso fervor

Quis o Verbo Divino dar-vos nome de pai.
Um glorioso destino para nós impetrai.


Vós, esposo preclaro, amantíssimo pai.
Dos cristãos firme amparo, este canto aceitai.


Comentários