COMO OS SANTOS AJUDAM AS ALMAS DO PURGATÓRIO

 


Já vimos que a sorte das almas está em nossas mãos, porque só nós podemos merecer e ganhar por elas. É vontade de Deus que elas dependam de nós.

“Deus, escreve o Pe. Faber, nos deu tal poder sobre a sorte dos mortos, que esta sorte parece depender mais da terra que do céu”

Somos nós os salvadores e auxiliadores das almas do purgatório. 

A Igreja definiu que nossas orações podem valer aos mortos, mas não há uma definição sobre a oração dos Santos neste sentido. Por quê? 

Naturalmente, não houve necessidade de qualquer definição. 

A Igreja implora no Ritual a intercessão dos Santos pelos mortos: “Subvenite… Santos do céu, vinde em seu auxílio, Anjos do céu, vinde, recebei a sua alma”… Como, pois, os Santos ajudam os mortos?

1º Pedem que as satisfações dos vivos sejam aceitas perante Deus.

2º Pedem a Deus que os vivos sejam levados a ajudar os mortos e satisfazer por eles, que a devoção pelas almas sofredoras se incentive cada vez mais.

3º Podem pedir a Nosso Senhor que a libertação das almas se faça mais depressa por uma intensidade das penas que abrevie este tempo mais longo de sofrimento.

4º Podem rogar a Nosso Senhor que pelos méritos e satisfações que tiveram eles quando estavam neste mundo, possam ser utilizados estes méritos pelas almas e poderão também oferecer os méritos do Cristo, de Maria e de outros Santos.

Enfim, dizem seguros teólogos, há muitos meios dos Santos poderem ajudar as santas almas do purgatório. Esta crença é muito antiga na Igreja. Encontramo-la nos monumentos, as devoções populares de séculos, e é já tradicional na devoção de todo mundo católico, recorrer à intercessão dos Santos em favor das almas do purgatório.

No dia de Todos os Santos a Igreja nos convida a meditar na grandeza e no poder da santidade. Mostra-nos os modelos e pede-nos que os imitemos. Glorifica os eleitos na beleza da sua Liturgia, cantando o triunfo dos seus filhos no céu. Depois, ao cair da tarde, já se ouvem dobrar os sinos, já nas Vésperas tudo se muda. Após as Vésperas festivas de Todos os Santos, vem o luto e o Ofício dos defuntos. Sucedem-se os Misereres e os De Profundis. É a vez da Igreja Padecente. Nos dias 1 e 2 de Novembro vivemos o dogma da Comunhão dos Santos. As três Igrejas unidas, orando, e numa admirável comunicação de graças e de méritos e de sufrágios.

Este dia, dizia o Ven. Olier, é talvez o maior dia da Liturgia da Igreja para os fiéis. É o dia do Cristo Total, do Cristo unido a nós, do Corpo Místico de Cristo, cabeça das três Igrejas. Como podemos utilizar a intercessão dos Santos em favor das almas? Eles na glória podem interceder por nós e nos protegerem. Pois utilizemos esta intercessão em favor das almas. Que eles nos ajudem a ajudar as almas. Que nos inspirem muita compaixão e devoção pelas almas, que nos façam anjos de caridade das benditas almas sofredoras. Eis como os Santos podem ajudar as almas.

Reze pelas Almas do Purgatório.

Rezar pelas Almas é obra de caridade que traz grandes méritos para sua salvação.

Na Paróquia Sagrada Face de Tours rezamos o Terço das Almas do Purgartório toda 2ª feira. Esse Terço pode ser rezado todos os dias.

Acesse o link e reze com a gente:

https://youtu.be/Bx7IH7GONCc

Ou clique no vídeo:


Santas Almas do Purgatório, rogai por nós!

(Mons Ascânio Brandão e Prof. Emílio)




Comentários