SÃO JOSÉ E A FONTE MILAGROSA

 


Em 7 de junho de 1660, um pastor de 22 anos chamado Gaspard Ricard, pastoreava suas ovelhas no lado leste do Monte Bessillon. 

Por volta das 13h, o calor ficou mais forte e mais difícil de suportar. Muito cansado e com sede, ele decidiu deitar-se no chão rochoso para descansar quando de repente um homem alto apareceu ao seu lado e apontou para uma pedra próxima dizendo: - Eu sou José, levante a pedra e você beberá.

O jovem surpreso viu que a grande pedra parecia pesada, afirmando que seriam necessários cerca de oito homens para movê-la. Ele perguntou como seria capaz de fazer isso sozinho, já que não havia outros homens por perto além dele. São José reiterou a sua instrução para levantar a rocha. Gaspard obedeceu e, movendo a pedra, encontrou água doce fluindo por baixo. Começou a beber com entusiasmo e, olhando para cima, descobriu que São José havia desaparecido. Com pressa, ele correu para a cidade exclamando esta notícia aos aldeões e em três horas a pequena fonte de água havia se tornado uma fonte de água abundante.

Em consequência destes acontecimentos, o rei Luís XIV (1638-1715) decretou que aquele dia fosse feriado e, após ter feito a sua própria peregrinação a este local, consagrou a França - e também a si próprio - a São José. 

Estas águas que brotaram em Cotignac, França, tornar-se-iam um sinal de esperança para muitas pessoas, pois têm propriedades curativas tanto para o corpo como para a alma. Naquele local existe agora um santuário dedicado à honra de São José. 

Um dos milagres documentados ocorridos foi registrado em 1662 por um padre que havia ido para lá no ano anterior.   “As águas de São José trazem milagres. Desde que voltei, um homem que conhecemos de Avignon, que nasceu coxo, foi à fonte e voltou curado, tendo ali deixado as muletas. Todo mundo bebe e leva a água embora.”  – Padre Allard do Oratório, 1662

São José, rogai por nós!

Reze o Terço de São José no canal da Paróquia Sagrada Face de Tours:

https://youtu.be/95G4yEzFkC4





Comentários