O DIA QUE SANTA TERESA APARECEU E CHAMOU A ATENÇÃO DAS CARMELITAS

 


Santa Teresa de Ávila (1515-1582), uma freira carmelita espanhola, foi escolhida pelo Céu para a incrível e difícil tarefa de reformar a Ordem do Monte do Carmelo, que havia caído em caminhos mundanos e pecaminosos. 

Uma mística incrível e conhecida por seus muitos livros poderosos sobre espiritualidade, Santa Teresa passou grande parte de sua vida estabelecendo a ordem dos Carmelitas reformados em toda a Espanha e na Europa. Ela lutou contra muita oposição e, com a graça e a ajuda de Deus, esta grande santa conseguiu restaurar a Ordem dos Carmelitas à pureza do seu governo original. 

Outra missão muito cara ao seu coração foi difundir a devoção a um dos seus santos mais queridos: São José.
Desde a sua juventude, Teresa sentia um grande carinho e confiança no esposo da Mãe de Deus e gostava muito de chamá-lo de “Pai”. Na verdade, o primeiro convento que ela fundou foi em Ávila, na Espanha, e recebeu o nome de “São José”. Dos dezoito mosteiros e conventos carmelitas que fundou, treze deles foram especialmente dedicados a São José. Em todos eles a devoção a São José estava firmemente estabelecida. Ela colocava cada um deles sob sua proteção e sempre tinha uma estátua dele colocada sobre uma das portas.

Em seus escritos sobre sua vida, Santa Teresa nos conta com suas próprias palavras o quão fortemente ela sentia pelo grande São José:

"Tomei por meu advogado e mestre o glorioso São José e recomendei-me sinceramente a ele. Vi claramente que no que dizia respeito à minha honra e à perda da minha alma, meu Pai e mestre me livrou deste e de outros problemas de maior importância, tocando minha honra e minha alma. Ele me prestou maiores serviços do que eu poderia pedir. Não me lembro de ter pedido a ele alguma coisa que ele não obteve; e fico surpreso quando eu considere os grandes favores que Deus me concedeu através deste santo santo e os perigos, tanto do corpo como da alma, dos quais ele me livrou

"A outros santos, Nosso Senhor parece ter dado poder para nos ajudar em alguma necessidade especial; mas a este santo glorioso (eu sei por minha experiência), Ele deu o poder para nos ajudar em todas as coisas. Nosso Senhor nos deseja entenda que assim como Ele estava sujeito a José na terra (São José tendo o título de Seu pai e sendo Seu guardião poderia comandá-lo), agora Nosso Senhor no Céu atende todas as suas petições.

"Pedi a outros que se recomendassem a São José, e eles também sabem a mesma coisa por experiência. Gostaria que eu pudesse persuadir todos os homens a se devotarem a este glorioso Santo; pois sei, por longa experiência, quais bênçãos ele pode obter para nós de Deus. Nunca conheci ninguém que fosse verdadeiramente devotado a ele e o honrasse por serviços particulares, que não avançasse muito em virtude: pois ele ajuda de maneira especial aquelas almas que se recomendam a ele.

“Já se passaram muitos anos desde que comecei a pedir-lhe algo em seu dia de festa, e sempre recebi. Se a petição estivesse de alguma forma errada, ele a corrigia para meu bem maior.

“Se eu fosse uma pessoa que tivesse autoridade para escrever, seria um prazer para mim falar minuciosamente das graças que este glorioso Santo obteve para mim e para os outros. não acredite em mim, tentará por si mesmo - então descobrirá pela experiência o grande bem que resulta de se recomendar a este glorioso Patriarca e de ser devotado a ele.

“Aqueles que se dedicam à oração devem ter sempre, de maneira especial, uma grande devoção a São José. Pois não sei como alguém pode pensar na Rainha dos Anjos, no tempo em que Ela tanto sofreu com o Menino Jesus, sem dar graças a São José pela assistência que então lhes prestou. Aquele que não encontra ninguém que lhe ensine a rezar, tome por guia este Santo glorioso, e não se perderá. - ( Autobiografia de Santa Teresa , Capítulo 6)

Podemos ver quão fortemente este grande Santo sentia a dignidade incomparável de São José; a honra e a influência que ele desfruta no Céu; e sua bondade para com aqueles que a ele se dedicam. Este zelo e grande amor demonstrados por Santa Teresa durante a sua vida pela sua querida padroeira não terminaram de forma alguma quando ela deixou este mundo. Ainda estava para ser visto após sua morte ...

Quando Santa Teresa de Ávila foi oficialmente canonizada e declarada Santa pela Igreja Católica, os Carmelitas ficaram radiantes. No seu zelo, muitos dos conventos e mosteiros carmelitas (que ela própria fundou) queriam que os nomes/patronos das respectivas igrejas fossem substituídos pelos da nova Santa Teresa de Ávila.

Expressaram este desejo ao Padre Provincial dos Carmelitas, que aprovou a ideia, pois também tinha uma devoção especial pela sua santa fundadora. Agora Santa Teresa seria homenageada de forma especial ao ter todas as igrejas das casas carmelitas com o seu nome ! Qual a melhor maneira de demonstrar seu carinho por este novo Santo? Contudo, o Santo a quem procuravam homenagear não concordou nem aprovou isso.

Não muito tempo depois, uma carmelita do convento de Ávila recebeu uma aparição de ninguém menos que a própria Santa Teresa. Para grande surpresa da pobre freira, a Santa disse-lhe que as Carmelitas não deveriam manter as mudanças que haviam feito. Mesmo do Céu, Santa Teresa não perdeu a sua determinação nem autoridade: “Dirás ao Padre Provincial que tire o meu nome das igrejas dos nossos mosteiros e lhes devolva o nome do qual foram despojados (roubados) , o de São José." Ela não poderia ter sido mais clara. Todos os lugares que outrora foram nomeados em homenagem a São José, e foram substituídos pelo dela, deveriam ser imediatamente devolvidos ao seu patrono original... por ordem do próprio Santa Teresa! A ordem foi rapidamente obedecida.

Assim a própria Santa Teresa mostrou como o seu carinho por esta Santa não havia diminuído. Em vez disso, ela mostra a unidade e a comunhão dos Santos no Céu – e sente maior prazer e até honra ao ver o seu querido São José homenageado em seu lugar. Seu grande desejo é que todos se esforcem para amar São José como ela amou - com o mesmo amor poderoso que compartilharão juntos "Para todo o sempre!".


Reze o Terço de São José no canal da Paróquia Sagrada Face de Tours:

https://youtu.be/95G4yEzFkC4

Comentários