COMO OS ANJOS COMPUSERAM O REGINA CAELI

 

O Regina Coeli ou Regina Caeli (em português “Rainha do Céu”) é um hino dedicado a Nossa Senhora que se reza às 6h00, 12h00 e às 18h00, durante o Tempo Pascal, que substitui a oração do Angelus, feita nos outros dias do ano, nos mesmos horários.

O Regina Caeli foi composto por Anjos. Veja a história:

Era o ano 590, em Roma. Depois de ser devastada por um transbordamento do rio Tibre, que havia alagado a cidade reduzindo-a à fome, se espalhou uma terrível peste.

Para aplacar a cólera divina, o Papa São Gregório Magno ordenou uma litania septiforme, isto é, uma procissão geral do clero e da população romana, formada por sete cortejos que confluíram para a Basílica Vaticana.

Enquanto a grande multidão caminhava pela cidade, a pestilência chegou a um tal furor, que no breve espaço de uma hora oitenta pessoas caíram mortas ao chão.

Mas São Gregório não cessou um instante de exortar o povo para que continuasse a rezar, e que diante do cortejo fosse levado o quadro da Virgem que chora, da igreja de Ara Coeli, pintado pelo evangelista São Lucas. 

À medida que a imagem avançava, a área se tornava mais sã e limpa à sua passagem, e os miasmas da peste se dissolviam.

Junto da ponte que une a cidade ao castelo, inesperadamente ouviu-se um coro que cantava, por cima da sagrada imagem: “Regina Coeli, laetare, Alleluia!”, ao qual S. Gregório respondeu: “Ora pro nobis Deum, Alleluia!”. Assim nasceu o Regina Coeli.


Após o canto, os anjos se colocaram em círculo em torno do quadro. São Gregório Magno, erguendo os olhos, viu sobre o alto do castelo um anjo exterminador que, após enxugar a espada, da qual escorria sangue, colocou-a na bainha, como sinal do cessamento do castigo.

Como recordação, o castelo ficou conhecido com o nome de Sant’Angelo. Em sua mais alta torre foi posta a célebre imagem de São Miguel, o anjo exterminador.


Assista o Clip Musical Regina Coeli:

https://www.youtube.com/watch?v=sGEs5XzUmes

 

REGINA CELI

(sinal da cruz)
† Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, amém.

Rainha do Céu, alegrai-Vos, aleluia.
Porque aquele que merecestes trazer em
Vosso seio, aleluia.

Ressuscitou como disse, aleluia
Rogai a Deus por nós, aleluia.

Exultai e alegrai-Vos, ó Virgem Maria,
aleluia.
Porque o Senhor ressuscitou
verdadeiramente, aleluia.

Oremos: Ó Deus, que Vos dignastes alegrar o
mundo com a Ressurreição do Vosso Filho
Jesus Cristo, Senhor Nosso, concedei-nos,
Vos suplicamos, que por sua Mãe, a Virgem
Maria, alcancemos as alegrias da vida eterna.
Por Cristo, Senhor Nosso, amém.



Comentários