QUANDO FORAM CRIADOS OS ANJOS?

 


Santo Agostinho nos explica quando foram criados os Anjos.

(Cidade de Deus, Livro XI, cap. 9)

Atualmente, como me comprometi a tratar da origem da Cidade Santa, e primeiro dos Santos Anjos, que constituem grande parte desta cidade, e na verdade a parte mais abençoada, já que nunca foram expatriados, vou me dedicar à tarefa de explicar, com a ajuda de Deus, as Escrituras que se relacionam com este ponto. Onde as Escrituras falam da criação do mundo, não é dito claramente se ou quando os anjos foram criados; mas se for feita menção a eles, é implicitamente sob o nome de “céu”, quando se diz: “No princípio Deus criou os céus e a terra”, ou talvez melhor sob o nome de “luz”.

No entanto, embora o fato dos Anjos serem obra de Deus, na verdade não é mencionado explicitamente; mas em outros lugares a Sagrada Escritura afirma isso da maneira mais clara. Pois aqui os anjos são expressamente e por autoridade divina considerados como tendo sido feitos por Deus, pois deles, entre outras coisas celestiais, é dito: “Ele ordenou, e eles foram criados” (Sl 148). Quem, então, será ousado o suficiente para sugerir que os anjos foram criados após a criação dos seis dias? Se alguém é tão tolo, sua loucura é eliminada por uma Escritura de autoridade semelhante, onde Deus diz: “Quando as estrelas foram feitas, os Anjos me louvaram em alta voz”. (Jó 38:7).

Os Anjos, portanto, existiam antes das estrelas; e as estrelas foram feitas no quarto dia. Diremos então que eles foram feitos no terceiro dia? Longe disso; pois sabemos o que foi feito naquele dia. A terra foi separada da água… e a terra produziu tudo o que nela cresce. No segundo dia, então? Nem mesmo nisso; pois nele o firmamento foi feito entre as águas acima e abaixo, e foi chamado de “céu”. …Não há dúvida, então, que se os Anjos estão incluídos nas obras de Deus durante estes seis dias, eles são aquela luz que foi chamada de “dia”.


Pois quando Deus disse: “Haja luz, e houve luz”, se estamos justificados em compreender nesta luz a criação dos Anjos, então certamente eles foram criados participantes da Luz eterna que é a Sabedoria imutável de Deus, pelo qual todas as coisas foram feitas, e a quem chamamos de Filho Unigênito de Deus; para que eles, sendo iluminados pela Luz que os criou, possam eles próprios tornar-se luz e serem chamados de “dia”, em participação daquela Luz e Dia imutáveis ​​que é a Palavra de Deus, por quem eles próprios e tudo o mais foram feitos. 

“A verdadeira Luz, que ilumina todo homem que vem ao mundo” (Jo 1:9) - esta Luz ilumina também todo Anjo puro, para que ele seja luz não em si mesmo, mas em Deus; de quem se um Anjo se afastar, ele se torna impuro, assim como todos aqueles que são chamados de espíritos imundos, e não são mais luz no Senhor, mas trevas em si mesmos, sendo privados da participação da Luz eterna. Pois o mal não tem natureza positiva; mas a perda do bem recebeu o nome de “mal”.

Santos Anjos da Guarda, rogai por nós.

Reze todo dia o Terço do Anjo da Guarda no vídeo abaixo:

https://youtu.be/w6IZ2NrIg20

 
Paróquia Sagrada Face de Tours – a paróquia dos Anjos da Guarda.

www.capeladasagradaface.com.br

 

Comentários