As Almas do Purgatório também tem um santo padroeiro: é São Nicolau de Tolentino, cuja Festa Litúrgica é celebrada no dia 10 de setembro.
São Nicolau nasceu em Sant’Angelo, na Itália, no longínquo ano de 1245, em plena Idade Média. Tornou-se agostiniano e em 1271 foi ordenado padre.
Tinha uma vida não só piedosa, mas santa. Possuía o dom dos milagres. Quando, pela graça de Deus, realizava algum, pedia aos que ali estavam:
- Não digam nada sobre isto. Deem graças a Deus, não a mim.
Um dia, escutou alguém que lhe dizia:
–Nicolau! Homem de Deus, olha-me!
Sobressaltado, voltou-se na direção de onde vinha a voz e viu uma figura que não conseguia identificar. Esta prosseguiu:
— Sou a alma de Frei Peregrino de Osimo, a quem conheceste, e estou atormentado no Purgatório, onde vim purificar-me de minhas culpas.
Depois de se apresentar, aquela bendita alma pediu-lhe que celebrasse uma Missa de Réquiem para poder sair das chamas que a consumiam.
São Nicolau argumentou que estava encarregado de presidir a Missa no convento só durante a semana, não lhe sendo possível, portanto, celebrar Missas de defuntos.
Frei Peregrino mostrou-lhe, então, um vale vizinho a Pésaro, repleto de uma multidão de almas de todas as condições, idade e sexo, várias delas pertencentes a distintas ordens religiosas, e perguntou se era capaz de rejeitar as súplicas de tanta gente.
Na manhã seguinte, São Nicolau contou a seu superior a visão que tivera, obtendo autorização para celebrar durante toda a semana Missas de réquiem em sufrágio daquelas almas sofredoras. Ademais, rezou por elas dia e noite, entre lágrimas de compaixão. Passados sete dias, Frei Peregrino veio agradecer sua intercessão, pois ele e grande número de seus companheiros de penas já gozavam da visão beatifica, estando no céu.
Esta é a origem do septenário de Missas pelos fiéis defuntos de São Nicolau de Tolentino, que passou a ser conhecido pelas benditas almas como aquele que “com a nave de seus méritos e orações sulca o mar do Purgatório.”
São Nicolau de Tolentino, Padroeiro das Almas: rogai pelas Almas do Purgatório.
Rezemos todos os dias pelas Almas do Purgatório!
Mais sobre o Purgatório no livro TENHAMOS COMPAIXÃO DAS ALMAS DO PURGATÓRIO que está na Loja Sagrada Face: https://www.lojasagradaface.com.br/produtos/tenhamos-compaixao-das-almas-do-purgatorio/
Na
Paróquia Sagrada Face de Tours rezamos o Terço das Almas do Purgatório
toda 2ª feira. Esse Terço pode ser rezado todos os dias.
Para
receber indulgência por uma Alma do Purgatório – ou pelas Almas
abandonadas - faça uma visita ao cemitério em qualquer dia da semana.
Reze
1 Ave Maria, 1 Pai Nosso e 1 Glória pelas Almas; e depois reze 1 Ave
Maria, 1 Pai Nosso e 1 Glória nas intenções do Santo Padre, São Bento
XVI.
Acesse o link e reze com a gente:
https://youtu.be/Bx7IH7GONCc
Comentários
Postar um comentário
Todos os comentários passam pela moderação do site antes de serem publicados.