Há muitas religiões e seitas que negaram - e negam - a divindade de Jesus ao longo da história. Essas heresias são fáceis de se rebater usando as Sagradas Escrituras.
Nos Evangelhos Jesus faz várias declarações que implicam sua identidade divina.
A base bíblica para este dogma está em várias passagens do Evangelho.
Em Lucas 1, 42-43 Isabel, inspirada pelo Espírito Santo, diz a Maria:
- Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre. E donde me vem esta honra, que venha visitar-me a que é mãe de meu Senhor?
O Senhor aqui dito é Deus, e esta expressão de Isabel reconhece o papel de Maria como mãe do Salvador e, portanto, a maternidade divina implícita.
Em João 8, 58 Jesus diz: - Antes que Abraão existisse, eu sou.
Jesus usa a expressão “Eu sou” (em grego, “ego eimi”), uma frase que remete ao nome de Deus revelado a Moisés na sarça ardente (Êxodo 3:14). Esta declaração é um claro reconhecimento da sua identidade divina e eternidade, algo que foi interpretado pelos judeus como uma reivindicação de divindade, levando-os a considerar isso uma blasfêmia.
Em João 10, 30 Jesus diz: - Eu e o Pai somos um.
Assim Jesus afirma uma unidade essencial com Deus Pai. Essa declaração é uma afirmação direta de sua divindade e foi interpretada pelos líderes judeus como uma reivindicação de igualdade com Deus. Eles tentaram apedrejá-lo por blasfêmia após esta afirmação.
Também em João 14:9
“Quem me vê, vê o Pai.”
Neste contexto, Jesus está explicando a Filipe que conhecê-lo é conhecer o Pai. Ele está dizendo que sua identidade e sua natureza são uma com a de Deus Pai, implicando uma identidade divina.
Também em João 20,28, quando Jesus aparece aos discípulos reunidos pela 2ª vez - e São Tomé, que tinha duvidado, cai de joelhos e exlama: - Meu Senhor e meu Deus.
E Jesus, concordando com a afirmação diz: - Acreditastes, Tomé, porque Me viste. Felizes os que acreditam sem ter visto.
Assim as Sagradas Escrituras não deixam dúvidas sobre a divindade de Jesus, que é a 2ª pessoa da Santíssima Trindade, um grande Mistério da nossa fé: Um Deus e 3 pessoas - 3 pessoas e um só Deus.
Reze com a paróquia das igrejas domésticas.
- Terço da Misericórdia: 14:50h
- Liturgia das Horas: 6h - 12h - 18h - 21:30h
- Exorcismo de São Miguel: 3h e 6:30h
- Terço da Sagrada Face: meia-noite
- Terços e orações: às 7h e 21h
Canal no youtube: www.capeladasagradaface.com.br
Paróquia Sagrada Face de Tours: o dia todo rezando com você
Uma paróquia de leigos para leigos, criada por Nosso Senhor.
Prof. Emílio Carlos
Pároco Leigo
Comentários
Postar um comentário
Todos os comentários passam pela moderação do site antes de serem publicados.