AS DORES DO INFERNO

 

Santo Antônio Maria Claret


A sensação dos tormentos do inferno é essencialmente terrível. Imagine, minha alma, uma noite escura no topo de uma alta montanha.

Abaixo está um vale profundo, e a terra se abre para que com o seu olhar você possa ver o inferno em sua cavidade.

Imagine-a como uma prisão localizada no centro da terra, muitas léguas abaixo, toda cheia de fogo, encerrada num recinto tão impenetrável que por toda a eternidade nem mesmo a fumaça poderá escapar.

Nesta prisão os condenados estão tão próximos uns dos outros como tijolos num forno. . . Considere a qualidade do fogo em que queimam.

Primeiro, o fogo se espalha por toda parte e tortura todo o corpo e alma. O condenado fica para sempre no inferno, no mesmo lugar para onde foi designado pela justiça divina, incapaz de se mover, como um prisioneiro no tronco.

O fogo que o envolve completamente, como um peixe na água, queima-o à sua volta, à sua esquerda, à sua direita, para cima e para baixo. Sua cabeça, seu peito, seus ombros, seus braços, suas mãos e seus pés estão completamente penetrados pelo fogo, de modo que tudo se assemelha a um pedaço de ferro quente e brilhante, que acaba de ser retirado da fornalha.

O telhado da sala onde vivem os condenados é feito de fogo; a comida que ele come é fogo; a bebida que ele bebe é fogo; o ar que ele respira é fogo; tudo o que ele vê e toca é fogo...

Mas esse fogo não está apenas fora dele; Também é transferido para o pessoal condenado. Penetra no cérebro, nos dentes, na língua, na garganta, no fígado, nos pulmões, nos intestinos, na barriga, no coração, nas veias, nos nervos, nos ossos, até na medula e até no sangue.

“No inferno”, segundo São Gregório Magno, “haverá um fogo que não se apaga, um verme que não morre, um fedor insuportável, uma escuridão que pode ser sentida, castigo por chicotadas de mãos selvagens, com todos os presentes desesperados por qualquer coisa boa."

Um dos fatos mais terríveis é que, pelo poder divino, esse fogo chega a atuar sobre as faculdades da alma, queimando-as e atormentando-as. Suponhamos que eu fosse colocado no forno de um ferreiro, de modo que todo o meu corpo ficasse ao ar livre, exceto um braço colocado no fogo, e que Deus preservasse minha vida por mil anos nesta posição. Isso não seria uma tortura insuportável? Como seria então ser completamente penetrado e rodeado pelo fogo, que atinge não apenas um braço, mas até todas as faculdades da alma?

Reze o Santo Terço todo dia Ao Vivo na Hora do Terço com a paróquia das igrejas domésticas.

Paróquia Sagrada Face de Tours:

Canal no youtube: www.capeladasagradaface.com.br

Reze com a paróquia das igrejas domésticas.

- Terço da Misericórdia: 14:50h

- Liturgia das Horas: 6h - 12h - 18h - 21:30h

- Exorcismo de São Miguel: 3h e 6:30h

- Terço da Sagrada Face: meia-noite

- Terços e orações: às 7h e 21h

 

Paróquia Sagrada Face de Tours: o dia todo rezando com você

Uma paróquia de leigos para leigos, criada por Nosso Senhor.

Prof. Emílio Carlos

Pároco Leigo



Comentários