São Nicolau de Tolentino um santo que nasceu em Sant’Angelo, na Itália, no longínquo ano de 1245, em plena Idade Média.
Sua mãe, Amada Gaidani, muito devota de São Nicolau de Mira, prometeu-lhe que, se a livrasse da esterilidade, faria religioso o filho que concebesse, fosse menino ou menina. Assim narrou o Santo: “Feito o voto, foram visitar o Santuário de São Nicolau, em Bari. Ao regressar, minha mãe me concebeu, segundo me contaram”.
Desde tenra idade, Nicolau fugia do que era mundano e divertido, e rezava com tanto recolhimento que causava admiração. Com apenas sete anos começou a jejuar três vezes por semana, tinha avidez por receber os pobres na casa paterna e se retirava numa gruta próxima para pôr-se em solitária oração.
Entrou para a Ordem de Santo Agostinho tendo feito sua profissão religiosa antes de ter completado 18 anos e, em 1271, foi ordenado sacerdote no convento de Cingole.
Os últimos 30 anos de sua vida, aproximadamente, Nicolau viveu em Tolentino. Tinha uma vida não só piedosa, mas santa.
Possuía o dom dos milagres. Quando, pela graça de Deus, realizava algum, pedia aos presentes: “Não digam nada sobre isto. Deem graças a Deus, não a mim”.
Um dia, escutou alguém que lhe dizia:
–Nicolau! Homem de Deus, olha-me!
Sobressaltado, voltou-se na direção de onde partira o brado e viu uma figura que não conseguia identificar. Esta prosseguiu:
— Sou a alma de Frei Peregrino de Osimo, a quem conheceste, e estou atormentado no Purgatório, onde vim purificar-me de minhas culpas.
Depois de se apresentar, aquela bendita alma pediu-lhe que celebrasse uma Missa de réquiem para poder sair das chamas que a consumiam.
São Nicolau argumentou estar encarregado de presidir a Eucaristia conventual durante a semana, não lhe sendo possível, portanto, celebrar Missas de defuntos.
Frei Peregrino mostrou-lhe, então, um vale vizinho a Pésaro, repleto de uma multidão de almas de todas as condições, idade e sexo, várias delas pertencentes a distintas ordens religiosas, e perguntou se era capaz de rejeitar as súplicas de tanta gente.
Na manhã seguinte, Pe. Nicolau contou a seu superior a visão que tivera, obtendo autorização para celebrar durante toda a semana Missas de réquiem em sufrágio daquelas almas sofredoras. Ademais, rezou por elas dia e noite, entre lágrimas de compaixão. Passados sete dias, Frei Peregrino veio agradecer sua intercessão, pois ele e grande número de seus companheiros de penas já gozavam da visão beatífica.
Esta é a origem do septenário de Missas pelos fiéis defuntos de São Nicolau de Tolentino, que passou a ser conhecido pelas benditas almas como aquele que “com a nave de seus méritos e orações sulca o mar do Purgatório.”
Rezemos o Terço das Almas do Purgatório; ofereçamos nossas Comunhões Espirituais à elas, nossos jejuns e penitências, nossas boas obras. Quem dá à Almas junta tesouros no Céu.
Rezemos todos os dias pelas Almas do Purgatório!
Acesse o link e reze com a gente:
https://youtu.be/Bx7IH7GONCc
Mais sobre o Purgatório no livro TENHAMOS COMPAIXÃO DAS ALMAS DO PURGATÓRIO que está na Loja Sagrada Face: https://www.lojasagradaface.com.br/produtos/tenhamos-compaixao-das-almas-do-purgatorio/
Na
Paróquia Sagrada Face de Tours rezamos o Terço das Almas do Purgatório
toda 2ª feira. Esse Terço pode ser rezado todos os dias.
Para
receber indulgência por uma Alma do Purgatório – ou pelas Almas
abandonadas - faça uma visita ao cemitério em qualquer dia da semana.
Reze
1 Ave Maria, 1 Pai Nosso e 1 Glória pelas Almas; e depois reze 1 Ave
Maria, 1 Pai Nosso e 1 Glória nas intenções do Santo Padre, São Bento
XVI.
_________________________________________________
Reze o Santo Terço todo dia Ao Vivo na Hora do Terço com a paróquia das igrejas domésticas.
Paróquia Sagrada Face de Tours:
Canal no youtube: www.capeladasagradaface.com.br
Reze com a paróquia das igrejas domésticas.
- Terço da Misericórdia: 14:50h
- Liturgia das Horas: 6h - 12h - 18h - 21:30h
- Exorcismo de São Miguel: 3h e 6:30h
- Terço da Sagrada Face: meia-noite
- Terços e orações: às 7h e 21h
Paróquia Sagrada Face de Tours: o dia todo rezando com você
Uma paróquia de leigos para leigos, criada por Nosso Senhor.
Prof. Emílio Carlos
Pároco Leigo
Comentários
Postar um comentário
Todos os comentários passam pela moderação do site antes de serem publicados.