Falaremos sobre o que há de vir e seus sinais
As coisas visíveis passarão e chegarão aquelas que esperamos, melhores que estas. Mas ninguém deve buscar, com curiosidade, saber qual será o momento. Pois está escrito: "Não vos compete saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou com sua autoridade" (At 1,7).
Não te atrevas a determinar quando essas coisas acontecerão, nem fiques adormecido por preguiça. Pois também está escrito: "Estai preparados, porque, no momento em que não pensais, virá o Filho do Homem" (Mt 24,44; cf. 42).
Mas, já que era conveniente conhecermos os sinais da consumação dos tempos e, uma vez que esperamos a Cristo, para que não morramos decepcionados nem sejamos enganados pelo Anticristo da mentira, os apóstolos, movidos por uma inspiração divina e pelos sábios desígnios de Deus, aproximam-se do verdadeiro Mestre e dizem: "Dize-nos quando acontecerão essas coisas, e qual será o sinal da tua vinda e do fim do mundo" (Mt 24,3).
Esperamos que venhas uma segunda vez, mas "Satanás se disfarça em anjo de luz" (2Cor 11,14). Guarda-nos, então, para que não adoremos a outro em teu lugar.
E Ele, abrindo sua boca divina e bem-aventurada, disse: "Cuidai para que ninguém vos engane" (Mt 24,4). Também vós, que agora ouvis, olhai para Ele com os olhos da mente, como se O vísseis, e escutai-O, como se estivesse dizendo essas mesmas palavras: "Cuidai para que ninguém vos engane".
Essas palavras vos advertem a todos para que dirijais vossa atenção ao que será dito. Pois não se trata da história de coisas passadas, mas daquelas que ainda hão de acontecer. É uma profecia daquilo que certamente virá.
Não somos nós que profetizamos, pois somos indignos disso, mas proclamamos nesta assembleia o que está escrito e explicamos seus sinais. Tu mesmo verás quais dessas coisas já se cumpriram e quais ainda estão por vir. Dessa forma, poderás te prevenir.
Primeiro Sinal: os falsos cristos
"Cuidai para que ninguém vos engane. Pois muitos virão em meu nome, dizendo: 'Eu sou o Cristo', e enganarão a muitos" (Mt 24,4-5).
Essas coisas já aconteceram, em parte. Simão, o Mago, já disse isso, assim como Menandro e outros chefes de heresias, inimigos de Deus. Mas também outros dirão o mesmo em nossa época e depois de nós.
6. Guerras e desastres naturais - Segundo Sinal
"Ouvireis falar de guerras e de rumores de guerras" (Mt 24,6).
Não se levanta "nação contra nação e reino contra reino" (Mt 24,7)?
"Haverá grandes terremotos, peste e fome em diversos lugares" (Lc 21,11).
E, além disso: "Haverá coisas espantosas e grandes sinais no céu" (Lc 21,11).
"Vigiai, pois", diz Ele, "porque não sabeis em que dia virá o vosso Senhor" (Mt 24,42).
7. A traição e o ódio como sinais do fim
Mas, da vinda do Senhor, buscamos um sinal próprio da Igreja, pois somos da Igreja e é para nós que Ele fala.
O Salvador disse: "Muitos se escandalizarão então, trair-se-ão e odiar-se-ão mutuamente" (Mt 24,10).
Se ouvires que bispos estão contra bispos, clérigos contra clérigos, e que os povos se voltam uns contra os outros, não te perturbes: a Escritura já previu isso.
Não foques apenas no que acontece agora, mas no que está escrito. Ainda que eu, que vos instruo, pereça, isso não significa que deveis perecer comigo. Pelo contrário, é necessário que o discípulo se torne melhor que o mestre, e que o último chegue a ser o primeiro (cf. Mt 20,16), pois o Senhor acolhe também aqueles que chegam à undécima hora (Mt 20,6-7).
Se entre os próprios apóstolos houve traição, por que te surpreendes que também entre os bispos haja ódio entre irmãos?
E este sinal não se limita aos líderes, mas também se espalha entre as multidões, pois está escrito: "E, por se multiplicar a iniquidade, a caridade de muitos esfriará" (Mt 24,12).
Pode alguém, entre nós, gloriar-se de que sua amizade com o próximo é sincera e sem hipocrisia?
Não é muito comum que os lábios sorriam, o rosto mostre alegria e os olhos brilhem, enquanto o coração maquina enganos e o mal é tramado por quem finge falar em paz? (cf. Sl 28,3).
Paróquia Sagrada Face de Tours:
Canal no youtube: www.capeladasagradaface.com.br
Reze com a paróquia das igrejas domésticas.
- Terço da Misericórdia: 14:50h
- Liturgia das Horas: 6h - 12h - 18h - 21:30h
- Exorcismo de São Miguel: 3h e 6:30h
- Terço da Sagrada Face: meia-noite
- Terços e orações: às 7h e 21h
Paróquia Sagrada Face de Tours: o dia todo rezando com você
Uma paróquia de leigos para leigos, criada por Nosso Senhor.
Prof. Emílio Carlos
Pároco Leigo
Comentários
Postar um comentário
Todos os comentários passam pela moderação do site antes de serem publicados.