O QUE FAZER COM AS CINZAS QUE SOBRARAM DA 4ª FEIRA DE CINZAS?



Muitos fiéis ficam em dúvida sobre o que fazer com as Cinzas que sobraram da Celebração da 4ª feira de Cinzas. 

Para responder à essa dúvida vamos entender melhor a questão das Cinzas.

O Significado das Cinzas na Quarta-feira de Cinzas

A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma, um tempo de penitência e preparação para a Páscoa. As cinzas, obtidas da queima dos ramos bentos do Domingo de Ramos do ano anterior, são abençoadas e usadas como um sinal de penitência e um lembrete da mortalidade humana. Por serem abençoadas, elas são consideradas sacramentais, isto é, objetos que, por meio da bênção da Igreja, inspiram devoção e auxiliam na santificação dos fiéis.


O que fazer com as Cinzas Sobrantes?

Na tradição litúrgica antes do Concílio Vaticano II, regida pelo Missal Romano de 1962 e pelo Código de Direito Canônico de 1917, os sacramentais, como as cinzas bentas, eram tratados com grande reverência. O descarte casual ou profano de objetos abençoados era estritamente proibido. O Cânon 1306 do Código de Direito Canônico de 1917 estipula que os objetos sagrados devem ser manejados com respeito e não podem ser destinados a usos indignos ou profanos.

Assim, as cinzas que sobravam após a cerimônia da Quarta-feira de Cinzas não eram simplesmente jogadas fora. A prática comum era enterrá-las em um local apropriado, como o cemitério da igreja ou um jardim da paróquia, onde não seriam pisadas ou profanadas. Essa prática reflete o cuidado da Igreja em preservar a dignidade dos sacramentais, evitando qualquer possibilidade de desrespeito.

Após o Vaticano II não houve nenhuma mudança à esse respeito. Assim é preciso fazer o descarte das Cinzas sobrantes com muito respeito na igreja doméstica.

Paróquia Sagrada Face de Tours:

Canal no youtube: www.capeladasagradaface.com.br

Reze com a paróquia das igrejas domésticas.

- Terço da Misericórdia: 14:50h

- Liturgia das Horas: 6h - 12h - 18h - 21:30h

- Exorcismo de São Miguel: 3h e 6:30h

- Terço da Sagrada Face: meia-noite

- Terços e orações: às 7h e 21h

Paróquia Sagrada Face de Tours: o dia todo rezando com você

Uma paróquia de leigos para leigos, criada por Nosso Senhor.

Prof. Emílio Carlos

Pároco Leigo

 

 

 

 

 

Comentários