MORTOS NA IGREJA DOMÉSTICA – Santos João e Paulo, 26 de junho

 


MORTOS NA IGREJA DOMÉSTICA – Santos João e Paulo, 26 de junho 

Santos João e Paulo, Mártires da Fidelidade – 26 de junho
“Os santos mártires, com a ajuda de Deus, venceram o mundo.” (cf. Salmo 43,2)

 
Vida e Martírio

Estes dois irmãos romanos, João e Paulo, serviram a Cristo com nobreza, tanto em vida quanto na morte. Viveram no século IV e foram oficiais do palácio imperial, provavelmente na corte de Santa Constantina, filha do imperador Constantino. Depois da morte da princesa, retiraram-se do mundo para levar vida piedosa, consagrada às obras de caridade e à oração.
Durante o reinado de Juliano, o Apóstata — o imperador que renegou a fé cristã e quis restaurar o paganismo —, os dois irmãos foram chamados a prestar homenagem aos ídolos. Juliano mandou que os dois adorassem Júpiter e sacrificassem aos deuses; como recusaram, foram mortos dentro da própria casa, em segredo, para que não se tornassem mártires populares. Foram enterrados ali mesmo, em silêncio e à noite. Mas não tardou para que o povo cristão descobrisse e venerasse sua sepultura.
Milagres começaram a ocorrer sobre suas relíquias, e logo se construiu ali a Basílica dos Santos João e Paulo, no Monte Célio, em Roma. Eles foram tão venerados que seus nomes entraram no Cânon da Missa (na lista dos mártires antigos mencionados após a consagração).

Exemplo para a Igreja Doméstica
“Aqueles que semeiam com lágrimas, recolherão com alegria.” (Salmo 125,5)
João e Paulo ensinam a firmeza na fé e a fidelidade a Cristo mesmo diante de perseguições políticas e espirituais. Como fiéis do tempo do Anticristo, hoje vemos a religião católica ser infiltrada, destruída e substituída por uma nova religião do mundo — e muitos são pressionados a adorar “ídolos modernos” (política, cultura, falsa religião, ideologias). A Igreja Doméstica, no entanto, aprende com estes mártires a resistir no silêncio e na firmeza, oferecendo-se como sacrifício a Deus sem buscar os aplausos do mundo.
Eles também mostram que não é necessário morrer publicamente para ser mártir: morreram em casa, sem alarde, mas no íntimo da fidelidade a Cristo e à verdadeira Igreja. Como hoje acontece com os remanescentes fiéis ao Papa Bento XVI no Céu, unidos em espírito e escondidos do mundo — mas conhecidos por Deus.

Oração
Senhor Jesus Cristo, que destes a João e Paulo a graça do martírio silencioso e fiel, fortalecei também nossas casas, vossos santuários escondidos, para que sejamos como eles, firmes na verdade, resistentes ao erro e prontos para a glória eterna. Por seus méritos e intercessão, salvai os membros da Igreja Doméstica. Amém.

Frase para meditação:
“Não pudemos adorar os deuses de Roma, pois conhecemos e servimos ao único Deus verdadeiro, Jesus Cristo.” – Santos João e Paulo

Reze o Santo Terço todo dia Ao Vivo na Hora do Terço com a paróquia das igrejas domésticas.

Paróquia Sagrada Face de Tours:

Canal no youtube: www.capeladasagradaface.com.br

Reze com a paróquia das igrejas domésticas.

- Terço da Misericórdia: 14:50h

- Liturgia das Horas: 6h - 12h - 18h - 21:30h

- Exorcismo de São Miguel: 3h e 6:30h

- Terço da Sagrada Face: meia-noite

- Terços e orações: às 7h e 21h


Paróquia Sagrada Face de Tours: o dia todo rezando com você

Uma paróquia de leigos para leigos, criada por Nosso Senhor.

Prof. Emílio Carlos

Pároco Leigo

 

 

 

Comentários