O SANTO QUE FOI VÍTIMA DE INTRIGAS - 29-12

 


O SANTO QUE FOI VÍTIMA DE INTRIGAS - 29-12
29 de dezembro - Santo Esturmio, Abade 


Santo Esturmio nasceu no ano de 712, na Baviera, de pais nobres e piedosos. Muito cedo foi confiado aos cuidados de São Bonifácio, Apóstolo da Germânia, que o educou na fé e na disciplina cristã. Formou-se no convento de Fritzlar sob a direção de São Wigberto, progredindo rapidamente na vida religiosa, nas ciências sagradas e na virtude.
Recebidas as ordens, colocou-se inteiramente à disposição de São Bonifácio para o trabalho missionário. Atuou entre cristãos e pagãos com palavra eficaz e exemplo irrepreensível, alcançando numerosas conversões. Seu zelo apostólico contribuiu poderosamente para a consolidação do cristianismo em regiões ainda dominadas pelo paganismo.
Desejando maior recolhimento, retirou-se para a solidão com a permissão de São Bonifácio, a fim de dedicar-se à oração e à santificação da alma. Após longa busca, encontrou um local apropriado próximo a Fulda, onde, com o apoio do príncipe Carlomano, fundou em 744 um mosteiro destinado a tornar-se um dos grandes centros espirituais da Europa cristã. São Bonifácio o constituiu abade e introduziu ali a Regra de São Bento, observada com todo rigor.
O mosteiro cresceu rapidamente. Em pouco tempo, a comunidade alcançou grande número de monges, e a fama de Fulda espalhou-se por toda a Europa. Esturmio visitou os mais célebres conventos da Itália para aprofundar a observância monástica e introduziu em Fulda práticas de vida religiosa então desconhecidas na Germânia.
Em 767, foi enviado por Carlos Magno em missão diplomática junto a Tassilo, duque da Baviera, e posteriormente destinado à missão entre os Saxões, obra difícil, perigosa e extenuante. Apesar das dificuldades, sempre se registrava grande número de conversões.
Vítima de intrigas e falsas acusações, Santo Esturmio foi injustamente exilado. Suportou a humilhação com paciência exemplar. Reconhecida sua inocência, recebeu ordem para retornar e reassumir o governo do convento de Fulda. A recepção que lhe foi feita foi solene e comovente. Recolocado em seu cargo, cuidou com zelo da reforma da disciplina monástica, obra coroada de pleno êxito.
Nos últimos anos, exortava constantemente os monges à paz, à harmonia e à oração, pedindo-lhes que intercedessem pelos adversários. Morreu santamente em 17 de dezembro de 779, com idade aproximada de 64 anos. O Martirológio Romano o inscreveu entre os Santos no dia 30 de dezembro, concedendo-lhe o título de Apóstolo dos Saxões.

Milagres
Ainda em vida, Deus confirmou o ministério de Santo Esturmio com abundantes frutos espirituais, sobretudo a conversão de grande número de pagãos. Após sua morte, muitos recorreram à sua intercessão, obtendo graças de perseverança na fé, reconciliação de inimigos, auxílio nas tentações e consolação nas tribulações. Seu túmulo tornou-se lugar de devoção e oração fervorosa.

Frase
Quem não declara guerra às más paixões termina escravo delas
Exemplo para a Igreja doméstica
Santo Esturmio ensina às famílias cristãs que a verdadeira santidade nasce da disciplina, da fidelidade e da obediência perseverante. Sua vida recorda que o lar cristão deve ser um pequeno mosteiro, onde reinem a ordem, a oração, o trabalho honesto e a caridade mútua, mesmo em meio às provações e incompreensões.

Oração
Ó Deus, que fizestes de Santo Esturmio um modelo de vida monástica e um zeloso apóstolo da fé, concedei-nos, por sua intercessão, a graça da perseverança, da obediência e da paz de espírito, para que, servindo-vos fielmente nesta vida, alcancemos a glória eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

Reflexão
Na vida de Santo Esturmio lemos uma página de edificação, que trata da indisciplina no meio de uma comunidade religiosa. O estado religioso é o estado da perfeição, e que não quer dizer que seus membros sejam sempre santos, mas que este estado proporciona os meios de santificação. No convento não existem ocasiões de pecado como no mundo, mas ocasiões de praticar os sofrimentos e sacrifícios que vêm por falta da Regra, disciplina, vigilância dos superiores e convivência com pessoas que comungam das mesmas ideias. O bom exemplo dos votos de pobreza, castidade e obediência conduz à perfeição. Grande é, por isso, a responsabilidade do religioso, se não corresponder às graças que Deus lhe dá em abundância.

Pequena prática devocional familiar
Em família, rezar juntos pedindo a Deus a graça de viver a disciplina cristã no próprio estado de vida. Escolher um dia da semana para oferecer um pequeno sacrifício pela fidelidade da Igreja e para que mais leigos venham para o Remanescente da Igreja, invocando a intercessão de Santo Esturmio.

Paróquia Sagrada Face de Tours:

Canal no youtube: www.capeladasagradaface.com.br

Reze com a paróquia das igrejas domésticas.

- Terço da Misericórdia: 14:50h

- Liturgia das Horas: 6h - 12h - 18h - 21:30h

- Exorcismo de São Miguel: 3h e 6:30h

- Terço da Sagrada Face: meia-noite

- Terços e orações: às 7h e 21h

Paróquia Sagrada Face de Tours: o dia todo rezando com você

Uma paróquia de leigos para leigos, criada por Nosso Senhor.

Prof. Emílio Carlos

Pároco Leigo







 

Comentários